Um biólogo foi convidado para realizar um estudo do possível crescimento de populações de roedores em cinco diferentes regiões impactadas pelo desmatamento para ocupação humana, o que poderia estar prejudicando a produção e armazenagem local de grãos. Para cada uma das cinco populações analisadas (I a V), identificou as taxas de natalidade (n), mortalidade (m), emigração (e) e imigração (i), em número de indivíduos, conforme ilustrado no quadro.
Em longo prazo, se essas taxas permanecerem constantes, qual dessas regiões deverá apresentar maiores prejuízos na produção/armazenagem de grãos?
A) I
B) II
C) III
D) IV
E) V
Solução
A redução do número de indivíduos em uma população tem um impacto negativo na produção e armazenagem de grãos, trazendo prejuízos para essas atividades. Entre os dados analisados, as taxas de mortalidade e emigração indicam perda de indivíduos, enquanto as taxas de natalidade e imigração representam aumento na população. Considerando os resultados, a região IV apresentou taxas mais elevadas de mortalidade e emigração, e taxas menores de natalidade e imigração, o que sugere que essa região deverá enfrentar os maiores prejuízos na produção e armazenagem de grãos.
Alternativa D