Se o dançarino já preparou toda a sensação antes, ele não está no vazio… já está acabado. Nesse momento (vazio) é o seu corpo que está dizendo algo, não é você. Quando o ator está nesse momento de desistir, é nesse momento que ele deve continuar; é nesse momento que chega algo para quem está assistindo. Não importa tanto a coreografia e todo esse trabalho. O mais importante é isso, o vazio, e como você continua com isso…
COLLA, A. C. Caminhante, não há caminhos, só rastros. São Paulo: Perspectiva, 2013.
O texto considera que um corpo vazio (de som, sentimento e pensamento) pode fazer qualquer coisa. Nessa concepção, a atuação do dançarino alcança o ápice de
A) inércia em cena.
B) transcendência de si.
C) significação do preparo.
D) ausência de comunicação.
E) consciência do movimento.
Solução
O texto sugere que, quando o dançarino alcança o estado de “vazio”, ele transcende a si mesmo, permitindo que seu corpo se expresse sem a interferência consciente, atingindo um momento de transcendência e conexão genuína com o público.
Alternativa B