PROPAGANDA – O exame dos textos e mensagens de Propaganda revela que ela apresenta posições parciais, que refletem apenas o pensamento de uma minoria, como se exprimissem, em vez disso, a convicção de uma população; trata-se, no fundo, de convencer o ouvinte ou o leitor de que, em termos de opinião, está fora do caminho certo, e de induzi-lo a aderir às teses que lhes são apresentadas, por um mecanismo bem conhecido da psicologia social, o do conformismo induzido por pressões do grupo sobre o indivíduo isolado.
BOBBIO, N.; MATTEUCCI, N.; PASQUINO, G. Dicionário de política. Brasília: UnB, 1998 (adaptado).
De acordo com o texto, as estratégias argumentativas e o uso da linguagem na produção da propaganda favorecem a
A) reflexão da sociedade sobre os produtos anunciados.
B) difusão do pensamento e das preferências das grandes massas.
C) imposição das ideias e posições de grupos específicos.
D) decisão consciente do consumidor a respeito de sua compra.
E) identificação dos interesses do responsável pelo produto divulgado.
Solução
A propaganda busca convencer o público a consumir um produto ao apresentar argumentos parciais, que refletem a visão de grupos específicos, mas são mostrados como se representassem o interesse de todos os consumidores. Dessa forma, o texto explora as ideias de uma minoria e as utiliza como base para a construção de campanhas publicitárias, visando influenciar o comportamento de um público mais amplo.
Alternativa C