Questão 15 – ENEM 2014

Questão 15 – ENEM 2014

O índio era o único elemento então disponível para ajudar o colonizador como agricultor, pescador, guia, conhecedor da natureza tropical e, para tudo isso, deveria ser tratado como gente, ter reconhecidas sua inocência e alma na medida do possível. A discussão religiosa e jurídica em torno dos limites da liberdade dos índios se confundiu com uma disputa entre jesuítas e colonos. Os padres se apresentavam como defensores da liberdade, enfrentando a cobiça desenfreada dos colonos.

CALDEIRA, J. A nação mercantilista. São Paulo: Editora 34, 1999 (adaptado).

Entre os séculos XVI e XVIII, os jesuítas buscaram a conversão dos indígenas ao catolicismo. Essa aproximação dos jesuítas em relação ao mundo indígena foi mediada pela

A) demarcação do território indígena.

B) manutenção da organização familiar.

C) valorização dos líderes religiosos indígenas.

D) preservação do costume das moradias coletivas.

E) comunicação pela língua geral baseada no tupi.

Solução

É curioso imaginar um europeu falando Tupi com os índios, mas isso realmente ocorreu em várias situações. A Ordem dos Jesuítas no Brasil, com o apoio da Igreja, se dedicou a conquistar novos fiéis, empregando diversas estratégias. Realizaram a catequese, ofereceram assistência em várias áreas e, muitas vezes, comunicaram-se na língua indígena, o Tupi.

Alternativa E

Gostou do conteúdo? Compartilhe com um colega:

Questões relacionadas:

Pesquise por exemplo:

• Questão 54 enem 2019
• Enem 2018
• Função

bg_popup_blog_cel-v1

Se cadastre para participar do curso semanal gratuito e receber os materiais!