TEXTO I
Criatividade em publicidade: teorias e reflexões
Resumo: O presente artigo aborda uma questão primordial na publicidade: a criatividade. Apesar de aclamada pelos departamentos de criação das agências, devemos ter a consciência de que nem todo anúncio é, de fato, criativo. A partir do resgate teórico, no qual os conceitos são tratados à luz da publicidade, busca-se estabelecer a compreensão dos temas. Para elucidar tais questões, é analisada uma campanha impressa da marca XXXX. As reflexões apontam que a publicidade criativa é essencialmente simples e apresenta uma releitura do cotidiano.
DEPEXE, S.D. Travessias: Pesquisas em Educação. Cultura, Linguagem e Artes, n. 2, 2008.
Os dois textos apresentados versam sobre o tema criatividade. O Texto I é um resumo de caráter científico e o Texto II, uma homenagem promovida por um site de publicidade. De que maneira o Texto II exemplifica o conceito de criatividade em publicidade apresentado no Texto l?
A) Fazendo menção ao difícil trabalho das mães em criar seus filhos.
B) Promovendo uma leitura simplista do papel materno em seu trabalho de criar os filhos.
C) Explorando a polissemia do termo “criação”.
D) Recorrendo a uma estrutura linguística simples.
E) Utilizando recursos gráficos diversificados.
Solução
Ambos os textos discutem criatividade, mas o texto II destaca o “13 de maio – Dia das Mães”, abrindo espaço para uma interpretação diferente da palavra “criação”. Aqui, o termo vai além de sua conotação de inovação e originalidade, envolvendo também o ato de criar e cuidar de um filho. Assim, a letra C está correta, pois a polissemia da palavra “criação” reflete sua capacidade de assumir múltiplos significados, como criatividade e o ato materno de criar.
Alternativa C