Mais de um terço da comida produzida no mundo perde-se no caminho entre o produtor e o mercado, ou em casa. Empresas e governos podem mudar essa situação, com melhorias nos sistemas de distribuição e oferta dos alimentos. Em casa, o consumidor pode ajudar planejando as refeições, comprando só o necessário e armazenando tudo corretamente. Ao evitar o desperdício, você ainda economiza dinheiro.
Revista Quatro Rodas, maio 2013.
O texto aborda a necessidade de se promoverem, coletivamente, mudanças de hábitos relacionados ao consumo de alimentos. Uma estratégia para estimular a adesão a essa ideia consiste em
A) fazer referência a ações governamentais, em andamento, de combate ao desperdício de alimentos.
B) quantificar o desperdício ocorrido no campo como superior a um terço da produção mundial de alimentos.
C) utilizar a expressão figurada “perde-se no caminho” como referência ao desperdício de alimentos.
D) apontar uma vantagem financeira para o consumidor engajar-se em práticas de combate ao desperdício de alimentos.
E) recomendar medidas de distribuição mais eficazes com vistas à diminuição do desperdício de alimentos.
Solução
O texto incentiva a mudança de hábitos ao destacar que evitar o desperdício de alimentos não apenas ajuda no combate a essa questão global, mas também oferece uma vantagem direta ao consumidor: economizar dinheiro. Esse apelo financeiro é uma estratégia eficaz para estimular a adesão a práticas mais conscientes de consumo.
Alternativa D