Questão 24 – ENEM PPL 2011 (Caderno BRANCO)

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Subjaz na propaganda tanto política quanto comercial a ideia de que as massas podem ser conquistadas, dominadas e conduzidas, e, por isso, toda e qualquer propaganda tem um traço de coerção. Nesse sentido, a filósofa Hanna Arendt diz que “não apenas a propaganda política, mas toda a moderna publicidade de massa contém um elemento de coerção”.

AGUIAR, O. A. Veracidade e propaganda em Hannah Arendt. In:
Cadernos de Ética e Filosofia Política 10. São Paulo: EdUSP, 2007 (adaptado).

À luz do texto, qual a implicação da publicidade de massa para a democracia contemporânea?

A) O fortalecimento da sociedade civil.

B) A transparência política das ações do Estado.

C) A dissociação entre os domínios retóricos e a política.

D) O combate às práticas de distorção de informações.

E) O declínio do debate político na esfera pública.

Solução

À luz do texto, a implicação da publicidade de massa para a democracia contemporânea é o declínio do debate político na esfera pública. A propaganda e a publicidade de massa frequentemente utilizam técnicas de coerção que podem enfraquecer a discussão crítica e o diálogo aberto, reduzindo a qualidade das deliberações políticas e a participação cidadã.

Alternativa E

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