O açúcar e suas técnicas de produção foram levados à Europa pelos árabes no século VIII, durante a Idade Média, mas foi principalmente a partir das Cruzadas (séculos XI e XIII) que a sua procura foi aumentando. Nessa época passou a ser importado do Oriente Médio e produzido em pequena escala no sul da Itália, mas continuou a ser um produto de luxo, extremamente caro, chegando a figurar nos dotes de princesas casadoiras.
CAMPOS, R. Grandeza do Brasil no tempo de Antonil (1681-1716). São Paulo: Atual, 1996.
Considerando o conceito do Antigo Sistema Colonial, o açúcar foi o produto escolhido por Portugal para dar início à colonização brasileira, em virtude de
A) o lucro obtido com o seu comércio ser muito vantajoso.
B) os árabes serem aliados históricos dos portugueses.
C) a mão de obra necessária para o cultivo ser insuficiente.
D) as feitorias africanas facilitarem a comercialização desse produto.
E) os nativos da América dominarem uma técnica de cultivo semelhante.
Solução
No século XVI, o açúcar era considerado uma especiaria de alto valor na Europa, o que conferia a ele um grande potencial lucrativo. O cultivo de cana-de-açúcar no Brasil foi favorecido não apenas pelo clima propício, mas também pelo conhecimento das técnicas de cultivo, herdado das lavouras nas Ilhas Atlânticas sob domínio português. Combinando esses fatores, o cultivo de cana foi escolhido como a principal atividade econômica para impulsionar a colonização, consolidando-se como o principal produto do Brasil por mais de dois séculos.
Alternativa A