TEXTO I
A dupla Claudinho e Buchecha foi formada por dois amigos de infância que eram vizinhos na comunidade do Salgueiro. Os cantores iniciaram sua carreira artística no início dos anos 1990, cantando em bailes funk de São Gonçalo (RJ), e fizeram muito sucesso com a música Fico assim sem você, em 2002. Buchecha trabalhou por um bom tempo como office boy e Claudinho atuou como peão de obras e vendedor ambulante.
Disponível em: http://dicionariompb.com.br. Acesso em: 19 abr. 2018 (adaptado).
TEXTO II
Ouvi a canção Fico assim sem você no rádio e me apaixonei instantaneamente. Quando isso acontece comigo, não posso fazer nada a não ser trazer a música pra perto de mim e então começar a cantar e tocar sem parar, até que ela se torne minha. A canção caiu como uma luva no repertório do disco e eu contava as horas pra poder gravá-la.
CALCANHOTTO, A. Fico assim sem você. Disponível em: www.adrianapartimpim.com.br. Acesso em: 19 abr. 2018 (adaptado).
A letra da canção Fico assim sem você, que circulava em meios populares, veiculada pela grande mídia, começou a integrar o repertório de crianças cujas famílias tinham o hábito de ouvir o que é conhecido como MPB. O novo público que passou a conhecer e apreciar essa música revela a
A) legitimação de certas músicas quando interpretadas por artistas de uma parcela específica da sociedade.
B) admiração pelas composições musicais realizadas por sujeitos com pouca formação acadêmica.
C) necessidade que músicos consagrados têm de buscar novos repertórios nas periferias.
D) importância dos meios de comunicação de massa na formação da música brasileira.
E) função que a indústria fonográfica ocupa em resgatar músicas da periferia.
Solução
A canção “Fico assim sem você”, que originalmente circulava em meios populares, passa a ser legitimada em outros contextos e públicos ao ser interpretada por Adriana Calcanhotto, uma artista reconhecida em ambientes ligados à MPB. Isso sugere que a música ganha um novo status ou apreciação ao ser interpretada por um artista que pertence a uma parcela específica da sociedade, ampliando seu alcance e reconhecimento.
Alternativa A