Espaço e memória
O termo “Na minha casa…” é uma metáfora que guarda múltiplas acepções para o conjunto de pessoas, de adeptos, dos que creem nos orixás. Múltiplos deuses que a diáspora negra trouxe para o Brasil. Refere-se ao espaço onde as comunidades edificaram seus templos, referência de orgulho, aludindo ao patrimônio cultural de matriz africana, reelaborado em novo território.
O espaço é fundamental na constituição da história de um povo. Halbwachs (1941, p. 85), ao afirmar que “não há memória coletiva que não se desenvolva em um quadro espacial”, aponta para a importância de aspecto tão significativo no desenvolvimento da vida social.
Lugar para onde está voltada a memória, onde aqueles que viveram a condição-limite de escravo podiam pensar-se como seres humanos, exercer essa humanidade e encontrar os elementos que lhes conferiam e garantiam uma identidade religiosa diferenciada, com características próprias, que constituiu um “patrimônio simbólico do negro brasileiro (a memória cultural da África), afirmou-se aqui como território político-mítico-religioso para sua transmissão e preservação” (SODRÉ, 1988, p. 50).
BARROS, J. F. P. Na minha casa. Rio de Janeiro: Pallas, 2003.
Na construção desse texto acadêmico, o autor se vale de estratégia argumentativa bastante comum a esse gênero textual, a intertextualidade, cujas marcas são
A) aspas, que representam o questionamento parcial de um ponto de vista.
B) citações de autores consagrados, que garantem a autoridade do argumento.
C) construções sintáticas, que privilegiam a coordenação temporal de argumentos.
D) comparações entre dois pontos de vista, que são antagônicos.
E) parênteses, que representam uma digressão para as considerações do autor.
Solução
No texto acadêmico, o autor utiliza a intertextualidade ao citar obras de autores consagrados, como Halbwachs e Sodré, para embasar sua argumentação sobre a importância do espaço na construção da memória coletiva, conferindo maior autoridade e respaldo aos argumentos apresentados.
Alternativa B