Muitos estudos de síntese e endereçamento de proteínas utilizam aminoácidos marcados radioativamente para acompanhar as proteínas, desde fases iniciais de sua produção até seu destino final. Esses ensaios foram muito empregados para estudo e caracterização de células secretoras.
Após esses ensaios de radioatividade, qual gráfico representa a evolução temporal da produção de proteínas e sua localização em uma célula secretora?
Solução
Na síntese proteica, os aminoácidos passam por diferentes etapas até chegar ao seu destino final. Inicialmente, no retículo endoplasmático rugoso (RER), os ribossomos sintetizam as proteínas a partir dos aminoácidos. Em seguida, as proteínas são processadas no complexo golgiense, que também se encarrega de empacotá-las em vesículas de secreção. Essas vesículas então transportam as proteínas até a membrana plasmática, onde são liberadas para o meio extracelular. Assim, o gráfico da alternativa C representa a evolução temporal da produção e secreção de proteínas, começando com a síntese no RER, passando pelo processamento no complexo golgiense e terminando na secreção das proteínas para o meio extracelular.
Alternativa C