Questão 65 AMARELA – ENEM 2023

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TEXTO I

Oriunda da Romênia, Genny Gleizer aportou no Brasil em 1932. Assim como milhares de judeus do Leste Europeu, sua vinda para o Brasil ocorreu em um momento de ascensão do antissemitismo na Europa que tornava precárias suas vidas. O Brasil se colocava como uma possibilidade na busca por condições de sobrevivência e desenvolvimento.

ANTÃO, A. C. C. B. Gênero, imigração e política: o caso da judia comunista Genny Gleizer
no Governo Vargas (1932-1935). Rio de Janeiro: Casa de Oswaldo Cruz, 2017 (adaptado).

ТЕХТО II

A presença judaica no Brasil foi criando aos poucos certas desconfianças que se refletiram em órgãos da imprensa e em círculos intelectuais e políticos. Em parte, essa imagem negativa adviria da onda nacionalista surgida no final dos anos 1910, que concebia imigrantes como concorrentes dos trabalhadores brasileiros, ou como seres improdutivos, exploradores da mão de obra e da riqueza autóctone. Além disso, as elites políticas da época acreditavam que os estrangeiros eram portadores das doutrinas anarquista e comunista, estranhas à “indole do povo brasileiro”. Esses “indesejáveis” seriam um mal externo que corromperia a nação.

MAIO, M. C.: CALAÇA, C. E. Um balanço da bibliografia sobre o antissemitismo
no Brasil. In: GRINBERG, K. (Org.). Os judeus no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005 (adaptado).

Conforme descrito nos textos, o tratamento dispensado aos grupos mencionados se fundamentava em

A) preceitos teológicos e religiosos.

B) aspectos socioeconômicos e ideológicos.

C) regulamentações territoriais e alfandegárias.

D) orientações constitucionais e estatutárias.

E) decretos legislativos e internacionais.

Solução

O Texto II revela, em dois momentos distintos, os fundamentos utilizados para discriminar os judeus, alegando que havia um receio de que os imigrantes explorassem os recursos e os empregos no Brasil, além de afirmar que os estrangeiros introduziam ideologias como o comunismo no país. Dessa forma, os preconceitos se baseiam em aspectos socioeconômicos e ideológicos.

Alternativa B

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