TEXTO I
O uso do Cerrado pelas populações indígenas estava ligado a um caráter conservacionista e sagrado. A caça e a pesca eram realizadas apenas para a subsistência. A coleta recolhia apenas o que o Cerrado oferecia. A agricultura com a produção de milho e tubérculos abria apenas alguns clarões nas áreas de florestas decíduas. O Cerrado era o fundamento central da existência dessas tribos. Isso significa a sacralização dos elementos deste bioma pelos grupos indígenas.
SILVA, E. B. D.; BORGES, J. A. Dos usos e reocupações do Cerrado goiano: agroecologia como alternativa. XI EREGEO, Jataí-GO, 2009 (adaptado).
TEXTO II
O desenvolvimento sustentável é aquele que atende as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de as gerações futuras atenderem suas próprias necessidades.
COMISSÃO das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Nosso futuro comum [Relatório Brundtland].
Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1988.
Qual característica presente no Texto II amplia a concepção de conservação ambiental apresentada no Texto I?
A) Mercantilização da natureza.
B) Valorização cultural da paisagem.
C) Organização da produção familiar.
D) Manutenção da cobertura vegetal.
E) Preocupação com os descendentes.
Solução
O Texto I descreve a relação das populações indígenas com o Cerrado como conservacionista e sagrada, destacando que suas práticas respeitam e preservam o meio ambiente para garantir a subsistência sem comprometer os recursos naturais. O Texto II apresenta o conceito de desenvolvimento sustentável, que enfatiza a necessidade de atender às necessidades presentes sem prejudicar a capacidade das gerações futuras de atenderem suas próprias necessidades. A característica do Texto II que amplia a concepção de conservação ambiental apresentada no Texto I é a preocupação com os descendentes, que reflete o compromisso de preservar recursos e meio ambiente para as futuras gerações, alinhando-se com o caráter conservacionista descrito no Texto I.
Alternativa E