A antiga condição de emprego construía, por assim dizer, a vida humana, que podia ser planejada. Tanto os trabalhadores como os donos de fábrica sabiam muito bem que iriam se encontrar novamente amanhã, no ano seguinte, pois os dois lados dependiam um do outro. E porque todos sabiam disso podiam brigar uns com os outros, mas no final tendiam a concordar com um modus vivendi. Bem, nada disso existe hoje. A maioria das pessoas não pode planejar seu futuro muito tempo adiante.
PALLARES-BURKE, M. L. G. Entrevista com Zygmunt Bauman. Tempo Soc., n. 1, 2004 (adaptado).
No trecho da entrevista, o sociólogo Zygmunt Bauman analisa as modificações no mundo do trabalho e suas repercussões no que se refere à
A) conflituosidade das classes sociais
B) fragilidade da representação sindical.
C) padronização dos métodos produtivos.
D) instabilidade das relações contemporâneas.
E) consolidação do processo de estratificação.
Solução
No trecho da entrevista, o sociólogo Zygmunt Bauman analisa as modificações no mundo do trabalho e suas repercussões no que se refere à instabilidade das relações contemporâneas. Bauman destaca a mudança de um modelo de emprego estável e previsível para um cenário em que a maioria das pessoas enfrenta incertezas quanto ao futuro e não pode planejar a longo prazo, refletindo a fragilidade e instabilidade das relações no contexto moderno.
Alternativa D