Questão 76 – ENEM PPL 2018

Questão 76 – ENEM PPL 2018

Apesar da grande distância geográfica em relação ao território japonês, os otakus (jovens aficionados em cultura pop japonesa) brasileiros vinculam-se socialmente hoje em eventos e a partir de uma circulação intensa de mangás, animes, games, fanzines, j-music (música pop japonesa). O consumo em escala mundial dos produtos da cultura pop – enfaticamente midiática – produzida no Japão constitui um momento histórico em que se aponta a ambivalência sobre o que significa a produção midiática e cultural quando percebida no próprio país e como a percepção de tal produção se transforma radicalmente nos olhares de consumidores estrangeiros.

GUSHIKEN, Y.; HIRATA, T. Processos de consumo cultural e midiático: imagens dos otakus, do Japão ao mundo. Intercom – RBCC, n. 2, jul.-dez. 2014 (adaptado).

Considerando a relação entre meios de comunicação e formação de identidades tal como é abordada no texto, a noção que explica este fenômeno na atualidade é a de

A) tribalismo das culturas juvenis.

B) alienação das novas gerações.

C) hierarquização das matrizes culturais.

D) passividade das relações de consumo.

E) deterioração das referências nacionais.

Solução

O texto explora como a cultura pop japonesa, apesar da distância geográfica, influencia e conecta os otakus brasileiros por meio de produtos culturais como mangás e animes. Esse fenômeno pode ser explicado pela noção de tribalismo das culturas juvenis, que descreve a formação de identidades e grupos sociais baseados em interesses culturais compartilhados, como a paixão por produtos da cultura pop japonesa.

Alternativa A

Gostou do conteúdo? Compartilhe com um colega:

Questões relacionadas:

Pesquise por exemplo:

• Questão 54 enem 2019
• Enem 2018
• Função

bg_popup_blog_cel-v1

Se cadastre para participar do curso semanal gratuito e receber os materiais!