É fundamentalmente no Minho, norte de Portugal, que o cavaquinho aparece como instrumento tipicamente popular, ligado às formas essenciais da música característica dessa província. O cavaquinho minhoto tem escala rasa com o tampo, o que facilita a prática do “rasqueado”. O cavaquinho chega ao Brasil diretamente de Portugal, e o modelo brasileiro é maior do que a sua versão portuguesa, com uma caixa de ressonância mais funda. Semelhante ao cavaquinho minhoto, o machete, ou machetinho madeirense, é um pequeno cordófono de corda dedilhada, que faz parte da grande e diversificada família das violas de mão portuguesas. O ukulele tem a sua origem no século XIX, tendo como ancestrais o braguinha (ou machete) e o rajão, instrumentos levados pelos madeirenses quando eles emigraram para o Havaí.
OLIVEIRA, E. V. Cavaquinhos e família. Disponível em: https://casadaguitarra.pt.
Acesso em: 18 nov. 2021 (adaptado).
O conjunto dessas práticas musicais demonstra que os instrumentos mencionados no texto
A) refletem a dependência da utilização de matéria-prima europeia.
B) adaptam suas características a cada cultura, assumindo nova identidade.
C) comprovam a hegemonia portuguesa na invenção de cordófonos dedilhados.
D) ilustram processos de dominação cultural, evidenciando situações de choque cultural.
E) mantêm nomenclatura própria para garantir a fidelidade às formas originais de confecção.
Solução
O texto aborda as adaptações sofridas pelas variações das violas portuguesas ao serem introduzidas em outros países. O cavaquinho brasileiro, por exemplo, apresenta um tamanho maior em comparação ao modelo português, assumindo novas características ao ser adaptado a uma nova cultura.
Alternativa B