TEXTO I
Nunca se soube tanto da vida e aparência dos outros, graças à postagem e ao compartilhamento de imagens. Uma comissão parlamentar britânica constatou que meninas de até cinco anos de idade já se preocupam com peso e aparência. Outro sintoma do problema, segundo um relatório da comissão, foi o aumento das taxas de cirurgia plástica no país, de cerca de 20% desde 2008.
ROXBY, P. Disponível em: www.bbc.com. Acesso em: 9 dez. 2018.
TEXTO II
Toda a vida das sociedades nas quais reinam as condições modernas de produção se anuncia como uma imensa acumulação de espetáculos. Tudo o que era diretamente vivido se esvai na fumaça da representação.
DEBORD, G. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2017.
Os textos apontam a centralidade da circulação imagética na sociedade contemporânea, uma vez que realçam a
A) fragilização de vínculos afetivos.
B) fetichização da experiência vivida.
C) monopolização do mercado estético.
D) diferenciação dos modelos corporais.
E) personalização das dimensões íntimas.
Solução
Os textos destacam como a circulação de imagens e representações domina a sociedade contemporânea. O Texto I menciona o impacto das imagens na preocupação com a aparência, evidenciado pelo aumento de procedimentos estéticos. O Texto II descreve a vida moderna como uma acumulação de espetáculos e representações, em que a experiência direta é substituída pela representação visual. Assim, ambos apontam para a fetichização da experiência vivida, onde a realidade é mediada e consumida principalmente por meio de imagens.
Alternativa B