Uma fábrica de papel higiênico produz embalagens com quatro rolos de 30 m cada, cujo preço para o consumidor é R$ 3,60. Uma nova embalagem com dez rolos de 50 m cada, de mesma largura, será lançada no mercado. O preço do produto na nova embalagem deve ser equivalente ao já produzido, mas, para incentivar as vendas, inicialmente o preço de venda terá um desconto de 10%.
Para que isso aconteça, o preço de venda da nova embalagem, em real, deve ser
A) 8,10.
B) 9,00.
C) 9,90.
D) 13,50.
E) 15,00.
Resolução
A embalagem antiga tem
4.30 = 120 m de papel higiênico
Enquanto a nova embalagem tem
10.50 = 500 m de papel higiênico
O preço por metro da primeira embalagem é
3,60/120 = 0,03 reais
como queremos um desconto de 10% o novo preço por metro será
0,03.0,9 = 0,027 reais
Então, se a nova embalagem tem 500 m, seu preço será
0,027.500 = 13,5 reais
Alternativa D