O consumo exagerado de refrigerantes é preocupante, pois contribui para o aumento de casos de obesidade e diabetes. Considere dois refrigerantes enlatados, um comum e um diet, e que ambos possuam a mesma quantidade de aditivos, exceto pela presença de açúcar. O refrigerante comum contém basicamente água carbonatada e grande quantidade de açúcar; já o refrigerante diet tem água carbonatada e adoçantes, cujas massas são muito pequenas.
CAVAGIS, A. D. M.; PEREIRA, E. A.; OLIVEIRA, L. C. Um método simples para avaliar o teor
de sacarose e CO2 em refrigerantes. Química Nova na Escola, n. 3, ago. 2014 (adaptado).
Entre as duas versões apresentadas, o refrigerante comum possui
A) maior densidade.
B) menor viscosidade.
C) maior volume de gás dissolvido.
D) menor massa de solutos dissolvidos.
E) maior temperatura de congelamento.
Solução
Considerando que a densidade é uma grandeza que relaciona justamente a massa e volume (d = m/v), podemos dizer que o refrigerante comum possui maior densidade que o diet. Isso ocorre porque o refrigerante comum apresenta maior quantidade de soluto (açúcar) dissolvido em um mesmo volume. Já o refrigerante diet contém somente adoçantes de massas muito pequenas.
Em relação a alternativa E, que pode gerar dúvidas, consideramos que os solutos não voláteis também afetam a temperatura de congelamento. Entretanto, nesse caso, o refrigerante comum possui MENOR temperatura de congelamento (congela em uma temperatura mais negativa) e por isso é uma opção incorreta para solucionar o que pede a questão.
Alternativa A