Questão 010 – ENEM 2015

Questão 010 – ENEM 2015

Iniciou-se em 1903 a introdução de obras de arte com representações de bandeirantes no acervo do Museu Paulista, mediante a aquisição de uma tela que homenageava o sertanista que comandara a destruição do Quilombo de Palmares. Essa aquisição, viabilizada por verba estadual, foi simultânea à emergência de uma interpretação histórica que apontava o fenômeno do sertanismo paulista como o elo decisivo entre a trajetória territorial do Brasil e de São Paulo, concepção essa que se consolidaria entre os historiadores ligados ao Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo ao longo das três primeiras décadas do século XX.

MARINS, P. C. G. Nas matas com pose de reis: a representação de bandeirantes e a tradição da
retratística monárquica europeia. Revista do LEB, n. 44, fev. 2007.

A prática governamental descrita no texto, com a escolha dos temas das obras, tinha como propósito a construção de uma memória que

A) afirmava a centralidade de um estado na política do país.

B) resgatava a importância da resistência escrava na história brasileira.

C) evidenciava a importância da produção artística no contexto regional.

D) valorizava a saga histórica do povo na afirmação de uma memória social.

E) destacava a presença do indígena no desbravamento do território colonial.

Solução

São Paulo centraliza a imagem dos bandeirantes na construção de sua memória histórica, celebrando-os como heróis nacionais apesar de suas ações violentas contra os indígenas. Embora a historiografia revele que a maioria dos bandeirantes eram mestiços, maltrapilhos e utilizavam armas indígenas, a imagem predominante é a de aventureiros com traços europeus. Essa representação foi criada pelos paulistas para destacar a bravura dos primeiros colonizadores e reforçar a importância de São Paulo em relação a outros estados brasileiros.

Alternativa A

Gostou do conteúdo? Compartilhe com um colega:

Questões relacionadas:

Pesquise por exemplo:

• Questão 54 enem 2019
• Enem 2018
• Função