Essas moças tinham o vezo de afirmar o contrário do que desejavam. Notei a singularidade quando principiaram a elogiar o meu paletó cor de macaco. Examinavam-no sérias, achavam o pano e os aviamentos de qualidade superior, o feitio admirável. Envaideci-me: nunca havia reparado em tais vantagens. Mas os gabos se prolongaram, trouxeram-me desconfiança. Percebi afinal que elas zombavam e não me susceptibilizei. Longe disso: achei curiosa aquela maneira de falar pelo avesso, diferente das grosserias a que me habituara. Em geral me diziam com franqueza que e roupa não me assentava no corpo, sobrava nos sovacos.
RAMOS, G. Infância. Rio de Janeiro: Record, 1994.
Por meio de recursos linguísticos, os textos mobilizam estratégias para introduzir e retomar ideias, promovendo a progressão do tema. No fragmento transcrito, um novo aspecto do tema é introduzido pela expressão
A) “a singularidade”.
B) “tais vantagens”.
C) “os gabos”.
D) “Longe disso”.
E) “Em geral”.
Solução
A expressão “Longe disso” marca uma mudança de perspectiva no texto, indicando o momento em que o narrador percebe que, em vez de estar sendo elogiado, estava sendo alvo de zombarias. Ele não se irrita com a situação, mas considera interessante essa forma de “falar pelo avesso”, onde os elogios são usados de maneira irônica para ridicularizá-lo.
Alternativa D