O anúncio publicitário está intimamente ligado ao ideário de consumo quando sua função é vender um produto. No texto apresentado, utilizam-se elementos linguísticos e extralinguísticos para divulgar a atração “Noites do Terror”, de um parque de diversões. O entendimento da propaganda requer do leitor
A) a identificação com o público-alvo a que se destina o anúncio.
B) a avaliação da imagem como uma sátira às atrações de terror.
C) a atenção para a imagem da parte do corpo humano selecionada aleatoriamente.
D) o reconhecimento do intertexto entre a publicidade e um dito popular.
E) a percepção do sentido literal da expressão “noites do terror”, equivalente à expressão “noites de terror”.
Solução
O anúncio publicitário faz um trocadilho com o dito popular “Quem é vivo sempre aparece”, substituindo “vivo” por “morto” para promover uma atração de terror, focada em zumbis ou mortos-vivos. O uso desse jogo de palavras reforça o tema da “Noites de Terror”, criando uma conexão divertida com monstros e figuras míticas, visando atrair o público para o evento.
Alternativa D