Questão 101 – ENEM 2010

Questão 101 – ENEM 2010

Questão 101 - ENEM 2010 -

Ao circularem socialmente, os textos realizam-se como práticas de linguagem, assumindo configurações específicas, formais e de conteúdo. Considerando o contexto em que circula o texto publicitário, seu objetivo básico é

A) influenciar o comportamento do leitor, por meio de apelos que visam à adesão ao consumo.

B) definir regras de comportamento social pautadas no combate ao consumismo exagerado.

C) defender a importância do conhecimento de informática pela população de baixo poder aquisitivo.

D)  facilitar o uso de equipamentos de informática pelas classes sociais economicamente desfavorecidas.

E)  questionar o fato de o homem ser mais inteligente que a máquina, mesmo a mais moderna.

Solução

O anúncio publicitário utiliza a função conativa da linguagem, cujo objetivo é influenciar o comportamento do leitor, incentivando-o a adquirir um produto ou contratar um serviço. Esse tipo de texto busca estabelecer um diálogo direto com o público, empregando recursos apelativos para motivar o consumo.

Alternativa A

Gostou do conteúdo? Compartilhe com um colega:

Questões relacionadas:

Pesquise por exemplo:

• Questão 54 enem 2019
• Enem 2018
• Função

bg_popup_blog_cel-v1

Se cadastre para participar do curso semanal gratuito e receber os materiais!