O emprego de células de combustível a hidrogênio pode ser uma tecnologia adequada ao transporte automotivo. O quadro apresenta características de cinco tecnologias mais proeminentes de células de combustível.
Testes operacionais com esses tipos de células têm indicado que as melhores alternativas para veículos são as que operam em baixos níveis de energia térmica, são formadas por membranas de eletrólitos poliméricos e ocorrem em meio ácido.
THOMAS, S; ZALBOWITZ, M. Full cells: green power. Los Alamos National Laboratory. Los Alamos, NM, 1999 (adaptado).
A tecnologia testada mais adequada para o emprego em veículos automotivos é a célula de combustível
A) AFC.
B) MSFC.
C) PEM.
D) PAFC.
E) SOFC.
Solução
Foi mencionado no enunciado da questão que as melhores células para serem utilizadas em veículos operam em baixas temperaturas (baixa energia térmica), possuem uma membrana de eletrólitos poliméricos e funcionam em meio ácido.
Nesse contexto, o PEM é a tecnologia mais adequada, uma vez que opera em temperaturas moderadas (60 °C – 100 °C), utiliza uma membrana de ácido poliperfluorossulfônico sólido e a semirreação nos eletrodos indica um meio ácido (presença de H+).
Alternativa C