A mídia divulga à exaustão um padrão corporal determinado, padrão único, branco, jovem, musculoso e, especialmente no caso do corpo feminino, magro. Pesquisas apontam para o fato de que esse padrão de beleza divulgado se aplica apenas de 5 a 8% da população mundial. Especialmente no Brasil, onde a diversidade é uma característica marcante, a mídia no geral acaba por mostrar seu desprezo pela riqueza de tipos, de raças, pela própria mestiçagem, insistindo num padrão único de beleza tanto para mulheres quanto para homens.
MALDONADO, G. A educação física e o adolescente: a imagem corporal e a estética da transformação na mídia impressa.
Revista Mackenzie de Educação Física e Esportes, n. 1, 2006 (adaptado).
Em relação aos aspectos do padrão corporal dos brasileiros, compreende-se que esta população
A) é caracterizada pela sua rica diversidade.
B) possui, em sua maioria, mulheres obesas.
C) está devidamente representada na grande mídia.
D) tem padrão de beleza idêntico aos demais países.
E) é composta, na maioria, por pessoas brancas e magras.
Solução
O texto critica o fato de a mídia promover um padrão único de beleza, que não reflete a diversidade da população brasileira. A mídia insiste em um modelo corporal que se aplica a uma pequena parte da população mundial, enquanto o Brasil é caracterizado por sua diversidade racial e de tipos físicos.
Alternativa A