A soma do tempo gasto por todos os navios de carga na espera para atracar no porto de Santos é igual a 11 anos — isso, contando somente o intervalo de janeiro a outubro de 2011. O problema não foi registrado somente neste ano. Desde 2006 a perda de tempo supera uma década.
Folha de S. Paulo, 25 dez. 2011 (adaptado).
A situação descrita gera consequências em cadeia, tanto para a produção quanto para o transporte. No que se refere à territorialização da produção no Brasil contemporâneo, uma dessas consequências é a
A) realocação das exportações para o modal aéreo em função da rapidez.
B) dispersão dos serviços financeiros em função da busca de novos pontos de importação.
C) redução da exportação de gêneros agrícolas em função da dificuldade para o escoamento.
D) priorização do comércio com países vizinhos em função da existência de fronteiras terrestres.
E) estagnação da indústria de alta tecnologia em função da concentração de investimentos na infraestrutura de circulação.
Solução
A produção agropecuária no Brasil é amplamente concentrada na região Centro-Oeste. Assim, esses produtos precisam percorrer longas distâncias em caminhões até chegar ao porto de Santos, no litoral de São Paulo. A falta de intermodalidade no transporte de carga no Brasil complica a logística de escoamento dos produtos agrícolas, elevando os custos e contribuindo para o aumento do custo.
Alternativa C