A final de um campeonato de futebol foi disputada em 2tempos regulamentares, de 45 minutos cada, sem acréscimos, com uma prorrogação de 30minutos, também sem acréscimos. Um jogador entrou no início do segundo tempo, com um equipamento para medir a distância percorrida durante sua participação no jogo. Ao final do segundo tempo regulamentar, esse jogador havia percorrido 4,5km. Ele manteve na prorrogação a mesma velocidade média que havia mantido no segundo tempo regulamentar.
A distância percorrida por esse jogador durante sua participação na partida, em quilômetro, foi
A) 4,5.
B) 6,0.
C) 7,5.
D) 9,0.
E) 12,0.
Resolução
O jogador entrou no início do segundo tempo regulamentar, portanto jogou:
- 45 minutos do segundo tempo;
- 30 minutos da prorrogação.
Total:
Nos primeiros 45 minutos, ele percorreu 4,5 km.
Logo, sua velocidade média foi:
Mantendo a mesma velocidade durante toda a participação:
Portanto, a distância total percorrida foi:
Alternativa C




