Questão 77 – ENEM PPL 2021

Questão 77 – ENEM PPL 2021

O nacionalismo curdo é um nacionalismo muito antigo. Os curdos são um povo que tem uma língua própria, uma cultura, uma história, uma tradição. O Curdistão já existe no papel, num tratado do início dos anos 1920, mas que depois foi quebrado porque não interessava nem aos turcos, nem ao Irã e, principalmente, à Grã-Bretanha e à França, que eram as potências dominantes na região. Então, o nacionalismo curdo é consequência dessa história.

RAUPP, E.; SPARREMBERGER, V. Entrevista com Luiz Antônio Araújo: perspectivas sobre o Oriente Médio. Novas Fronteiras: Revista Acadêmica de Relações Internacionais da ESPM-Sul, n. 1, jan.-jun. 2015 (adaptado).

Um empecilho para a autodeterminação da nação em questão é o(a)

A) limite imposto pelo espaço natural.

B) controle religioso sobre reservas petrolíferas.

C) imposição do idioma pelo colonizador europeu.

D) distribuição da população por diferentes países.

E) divisão do território por fundamentalistas islâmicos.

Solução

O nacionalismo curdo tem raízes antigas e é sustentado por uma língua, cultura, história e tradições distintas. Apesar de um tratado dos anos 1920 reconhecer a existência do Curdistão no papel, esse tratado foi desconsiderado devido ao desinteresse de potências como Turquia, Irã, Grã-Bretanha e França. Assim, o nacionalismo curdo reflete uma história complexa de desilusão e resistência.

Um grande obstáculo para a autodeterminação curda é a distribuição da população curda por diferentes países. Os curdos estão espalhados por Turquia, Irã, Iraque e Síria, o que dificulta a criação de um Estado-nação unificado e independente.

Alternativa D

Gostou do conteúdo? Compartilhe com um colega:

Questões relacionadas:

Pesquise por exemplo:

• Questão 54 enem 2019
• Enem 2018
• Função

bg_popup_blog_cel-v1

Se cadastre para participar do curso semanal gratuito e receber os materiais!