| blog

Questão 83 AMARELA – ENEM 2023

Questão 83 AMARELA – ENEM 2023

Enormes alto-falantes sul-coreanos instalados na fronteira com o Norte costumavam transmitir desde canções em estilo K-pop (como é chamado o pop sul-coreano) até boletins climáticos e noticiário crítico ao vizinho comunista. O Norte costuma praticar atividade semelhante, transmitindo por seus alto-falantes discursos críticos a Seul e aliados. Durante os anos 1980, o governo sul-coreano construiu um mastro de 97 metros de altura para hastear sua bandeira no povoado de Daesong-dong, na fronteira com o Norte. O Norte respondeu com a construção de um mastro ainda mais alto (160 m) na cidade fronteiriça de Gijung-dong. “Essas demonstrações são uma válvula de escape competitiva e importante entre os dois lados, fora de um possível conflito militar”, diz o analista Ankit Panda.

TAN, Y. Disputa de mastros e alto-falantes com K-pop: as pequenas picuinhas do conflito entre as Coreias.
Disponível em: www.bbc.com. Acesso em: 7 nov. 2021 (adaptado).

Os atos de competição citados têm suas origens históricas vinculadas a um contexto de

A) domínio cultural-identitário de atores sociais.

B) disputas étnico-raciais de povos tradicionais.

C) divergências político-ideológicas de agentes estatais.

D) imposição econômico-financeira de empresas privadas.

E) protestos ecológico-sustentáveis de entidades ambientais.

Solução

A questão reflete as diferenças entre as Coreias desde o final da Segunda Guerra Mundial, quando a península coreana foi dividida no contexto da Guerra Fria, resultando na formação da Coreia do Norte, comunista, e da Coreia do Sul, capitalista. Após a guerra entre os dois países em 1950 e o armistício de 1953, a divisão persistiu, com as divergências político-ideológicas entre os dois estados ainda em vigor.

Alternativa C

Gostou do conteúdo? Compartilhe com um colega:

Questões relacionadas:

Pesquise por exemplo:

• Questão 54 enem 2019
• Enem 2018
• Função

bg_popup_blog_cel-v1

Se cadastre para participar do curso semanal gratuito e receber os materiais!