Questão 026 – ENEM 2019

Questão 026 – ENEM 2019

TEXTO I

O Estatuto do idoso completou 15 anos em 2018 e só no primeiro semestre o Disque 100 recebeu 16 mil denúncias de violação dos idosos em todo o País.

Para especialistas da área, o aumento no número de denúncias pode ser consequência do encorajamento dos mais velhos na busca pelos direitos. Mas também pode refletir uma onda crescente de violência na sociedade e dentro das próprias famílias.

Políticas públicas mais eficazes no atendimento ao idoso são o mínimo que um país deve estabelecer. O Brasil está ficando para trás e é preciso levar em consideração que o País envelhece (tendência mundial) sem estar preparado para arcar com os desafios, como criar um rede de proteção, preparar os serviços de saúde pública e dar suporte às famílias que precisam cuidar de seus idosos dependentes. 

Disponível em: www.folhadelondrina.com.br. Acesso em: 9 dez. 2018 (adaptado)

TEXTO II 

Questão 026 - ENEM 2019 -

Na comparação entre os textos, conclui-se que as regras do Estatuto do Idoso

A) apresentam vantagens em relação às de outros países.

B) são ignoradas pelas famílias responsáveis por idosos.

C) alteram a qualidade de vida das pessoas com mais de 60 anos.

D) precisam ser revistas em razão do envelhecimento da população.

E) contrastam com as condições de vida proporcionadas pelo País.

Solução

O texto I destaca que o Estatuto do Idoso, não é sempre aplicado no Brasil, enquanto o texto II apresenta os principais direitos assegurados pelo Estatuto. Ao comparar os dois textos, percebe-se que há um contraste entre o que a legislação prevê e as condições reais de vida dos idosos no país. O ideal legal de proteção aos idosos se choca com as dificuldades que eles enfrentam, revelando a necessidade de políticas públicas mais eficazes para garantir esses direitos na prática.

Alternativa E

Gostou do conteúdo? Compartilhe com um colega:

Questões relacionadas:

Pesquise por exemplo:

• Questão 54 enem 2019
• Enem 2018
• Função