Questão 29 – ENEM PPL 2011 (Caderno BRANCO)

Questão 29 – ENEM PPL 2011 (Caderno BRANCO)

Em Brasília, foram mais de cem mil pessoas saudando os campeões. A seleção voou diretamente da Cidade do México para Brasília. Na festa da vitória, Médici presenteou os jogadores com dinheiro e posou para os fotógrafos com a taça Jules Rimet nas mãos. Até uma Assessoria Especial de Relações Públicas (AERP) chegou a ser criada para mudar a imagem do governo e cristalizar, junto à opinião pública, a imagem de um país vitorioso, alavancando campanhas que criavam o mito do “Brasil grande” que “vai para frente”. Todos os jogadores principais da Copa de 70 foram usados como garotos-propaganda.

BAHIANA, A. M. Almanaque Anos 70. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006 (adaptado).

A visibilidade dos esportes, especialmente do futebol, nos meios de comunicação de massa, tornou-os uma questão de Estado para os governos militares no Brasil, que buscavam, assim,

A) legitimar o Estado autoritário por meio de vitórias esportivas nacionais.

B) mostrar que os governantes estavam entre seus primeiros praticantes.

C) controlar o uso de garotos-propaganda pelas agências de publicidade.

D) valorizar os atletas, integrando-os como funcionários ao aparelho de Estado.

E) incentivar a expansão da propaganda e do consumo de artigos esportivos.

Solução

Os governos brasileiros historicamente têm exaltado as conquistas esportivas para reforçar e legitimar suas políticas. No período militar, o regime também tentou usar a vitória da seleção na Copa de 1970 para consolidar sua imagem, aproveitando o sucesso esportivo em um contexto de crescimento econômico para fortalecer sua legitimidade.

Alternativa A

Gostou do conteúdo? Compartilhe com um colega:

Questões relacionadas:

Pesquise por exemplo:

• Questão 54 enem 2019
• Enem 2018
• Função

bg_popup_blog_cel-v1

Se cadastre para participar do curso semanal gratuito e receber os materiais!