Questão 153 – Razão e proporção
Uma pesquisa de mercado sobre produtos de higiene e limpeza apresentou o comparativo entre duas marcas, A e B. Esses produtos são concentrados e, para sua utilização, é necessária sua diluição em água. O quadro apresenta a comparação em relação ao preço dos produtos de cada marca e ao rendimento de cada produto em litro.
Um consumidor pretende comprar um litro de cada produto e para isso escolherá a marca com o menor custo em relação ao rendimento. Nessas condições, as marcas dos quatro produtos adquiridos pelo consumidor, na ordem apresentada na tabela, são
A) A, A, A, B.
B) A, B, A, A.
C) B, B, B, A.
D) B, B, B, B.
E) B, B, A, A.
Resolução
Vamos consultar o preço por rendimento de cada produto em relação à marca
Sabão líquido:
A: 6/3 = 2
B: 5,1/2,5 = 2,04
Vale mais a pena a marca A.
Alvejante concentrado:
A: 4,5/12 =0,375
B: 3/9 = 0.333
Vale mais a pena a marca B.
Amaciante concentrado:
A: 4,5/7 =0,643
B: 5/6 = 0.833
Vale mais a pena a marca A.
Detergente concentrado:
A: 1,6/3 = 0,533
B: 2,2/4 =0,55
Vale mais a pena a marca A.
Alternativa B
Assista a resolução com mais detalhes no vídeo abaixo!