O Museu do Louvre, localizado em Paris, na França, é um dos museus mais visitados do mundo. Uma de suas atrações é a Pirâmide de Vidro, construída no final da década de 1980. A seguir tem-se, na Figura 1, uma foto da Pirâmide de Vidro do Louvre e, na Figura 2, uma pirâmide reta de base quadrada que a ilustra.
Considere os pontos A, B, C, D como na Figura 2. Suponha que alguns reparos devem ser efetuados na pirâmide. Para isso, uma pessoa fará o seguinte deslocamento: 1) partir do ponto A e ir até o ponto B, deslocando-se pela aresta AB; 2) ir de B até C, deslocando-se pela aresta que contém esses dois pontos; 3) ir de C até D, pelo caminho de menor comprimento; 4) deslocar-se de D até B pela aresta que contém esses dois pontos.
Disponível em: http://viagenslacoste.blogspot.com. Acesso em: 29 fev. 2012.
A projeção do trajeto da pessoa no plano da base da pirâmide é melhor representada por
Solução
Nessa questão é válido aplicar a técnica do xixi, pois, se pensarmos uma formiga efetuando o trajeto descrito, enquanto faz xixi, fica claro qual seria o formato do desenho formado na base da pirâmide. Tendo em vista que para ir de A a B, precisa-se andar para frente e para a direita, tem-se que a projeção seria desse trajeto seria uma reta inclinada para direita, após isso, de B a C, temos uma reta inclinada para esquerda, sendo sua projeção o inverso da reta anterior, porém de menor distância. Após isso, de C a D, a menor distância é traçar uma reta ligando um ponto a outra, sendo sua projeção uma reta horizontal e, por fim, de D a B teremos novamente uma reta inclinada para direita, mas agora de baixo para cima. Como o exemplo abaixo:
Alternativa C